Saúde

Saúde

 

Beber muita cerveja aumenta o risco de câncer de estômago

Quem costuma abusar da cerveja tem um novo motivo para mudar seus hábitos. Cientistas descobriram que bebedores frequentes de cerveja têm mais chances de desenvolver câncer no estômago, principalmente se eles possuírem uma determinada variante genética.

Pessoas que bebem de duas a três cervejas por dia durante muitos anos possuem um risco 75% maior de câncer gástrico. Quem tem a variante de gene chamado rs1230025, mesmo não sendo bebedor contumaz, é 30% mais propenso a sofrer da doença em comparação com pessoas que bebem menos de uma cerveja diariamente, segundo o estudo.

“Por sua vez, quem é bebedor crônico de cerveja e ainda possui o rs1230025 corre um risco 700 vezes maior de desenvolver câncer de estômago em comparação com as pessoas sem a variação do gene que consomem menos de um drinque por dia”, afirma Eric Duell, epidemiologista do Instituto Catalão de Oncologia, em Barcelona, Espanha. A variação do gene é comum e está presente em cerca de 20% da população em geral, informa. Vinho e licor não parecem trazer os mesmos riscos, lembra Duell.

“O câncer parece estar mais ligado ao álcool especificamente da cerveja”, diz. Isso pode ocorrer porque bebedores contumazes são mais propensos a exagerar na cerveja do que em outras bebidas alcoólicas.

Os resultados são correlacionados, ou seja, existe uma relação entre o ato de beber cerveja e o risco de câncer de estômago, mas não se chegou à conclusão de que um causou o outro ou se há outro fator desconhecido na história.

Duell e seus colegas analisaram o consumo de álcool de 521 mil pessoas entre 35 e 70 anos que faziam parte da Perspectiva de Investigação Europeia em Câncer e Nutrição entre os anos de 1992 e 1998. Os pesquisadores observaram se os participantes do estudo consumiam vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas regularmente, bem como a localização e a severidade do câncer de estômago, se houvesse.

Descobriu-se que as pessoas que consumiam mais de 60 gramas de álcool (o equivalente a quatro ou cinco cervejas) por dia tinham um risco 65% maior de desenvolver a doença no período do estudo do que pessoas que consumiam regularmente de 0,1 a 4,9 gramas de álcool por dia (menos de uma cerveja).

Quando os pesquisadores observaram puramente o consumo de cerveja (em vez do consumo de álcool em geral), o risco de câncer foi ainda mais alto. O mesmo aconteceu no caso de quem bebia muito e ainda contava com a variante genética rs1230025.

O câncer de estômago causou 10.570 mortes nos Estados Unidos ano passado e geralmente atinge pessoas com 65 anos ou mais, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Uma em cada 114 pessoas serão diagnosticadas com o câncer em algum momento de sua vida.

Os pesquisadores não sabem ao certo porque só a cerveja parece aumentar o risco de câncer gástrico, e o vinho ou licor, não. Entretanto, eles acreditam que seja uma combinação de maior consumo de cerveja do que vinho ou licor, com uma substância cancerígena específica, que é produzidas quando a cerveja é metabolizada.

Quando o álcool é metabolizado no organismo, uma substância cancerígena conhecida como acetaldeído é produzida. A cerveja, em particular, também contém níveis de uma substância cancerígena animal chamada de N-nitrosodimetilamina (NDMA). A exposição prolongada tanto ao acetaldeído quanto ao NDMA, através do hábito diário de beber cerveja, pode desempenhar um papel no risco de câncer gástrico, Duell explica.

“Por causa destes riscos, as pessoas devem evitar o consumo pesado de álcool, embora o consumo de leve a moderado seja aceitável”, diz.

Em seguida, Duell e seus colegas esperam fazer pesquisas adicionais para encontrar mais variantes do gene que pode ter um efeito sobre o risco de câncer de estômago. (Hype Science)

Nota: As evidências parecem gritar a favor da Bíblia que diz que "o vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles."Provérbios 20:1 e "de quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: “Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?” Provérbios 23:29-35.

Certamente a cerveja, nem qualquer bebida alcoólica, não tem nada de bom. Quantas vidas destruidas, não somente pelo câncer, mas pela cirrose, pelos acidentes de trânsito, e muito mais.

Com certeza a pesquisa não encontrou os malefícios no vinho e licor poque se deteve a estudar a cerveja. Eu no entanto prefiro ficar com o conselho de Deus e ao invés de beber com moderação praticar a abstinência.

"Pensai nos terríveis acidentes que ocorrem todos os dias por influência do álcool. Algum funcionário num trem de estrada de ferro negligencia atender a um sinal ou entende mal a uma ordem. O trem avança; dá-se um choque, e muitas vidas se perdem. Ou é um navio que encalha, e passageiros e tripulação encontram nas águas seu túmulo. Quando se investiga a questão, verifica-se que alguém, num posto de responsabilidade, se achava sob o efeito da bebida. Até que ponto pode uma pessoa condescender com o hábito da bebida, confiando-se lhe com segurança vidas humanas? Só merece essa confiança o que for totalmente abstêmio." A Ciência do Bom Viver, 331.
 

 

 

Grãos integrais reduzem o risco cardiovascular de diabéticos, sugere estudo

O consumo de grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, inclusive em pessoas com diabetes, que apresentam maior propensão a sofrer infartos e derrames fatais, segundo estudo da Universidade de Harvard, nos EUA. A análise de quase 8 mil enfermeiras com diabetes tipo 2 mostrou que aquelas que comiam mais grãos integrais tinham 35% menor risco de morte por doença cardíaca e 28% menos chances de morrer por outras causas, comparadas àquelas que quase não consumiam esses alimentos.

“Muitos diabéticos ainda acreditam que devem limitar os carboidratos, incluindo os carboidratos complexos”, destacou o pesquisador Robert Eckel. “Certamente os grãos refinados e os açúcares simples aumentam o açúcar no sangue e devem ser limitados, mas parece que comer grãos integrais é não apenas seguro, mas também benéfico”, acrescentou.

De acordo com os especialistas, os grãos integrais, principalmente os farelos ricos em fibras e vitaminas, podem proteger o coração ao reduzir a inflamação no organismo. E a Associação Americana do Coração recomenda o consumo desses alimentos - incluindo arroz e macarrão integral, farelo de aveia e outros cereais - como parte de uma dieta saudável com frutas e verduras, para a prevenção de problemas cardíacos.

Nota: Os alimentos naturais como os grãos integrais foram criados por Deus como a alimentação original do ser humano. "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Gênesis 1:29

Certamente que os "cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante." Ciência do Bom Viver, 296
 

 

 

Aproveite os benefícios do sol

Que tal aproveitar o Verão para curtir um banho de sol que cuida da pele, dos ossos e até do bom-humor?

Expôr-se ao ar livre num dia ensolarado traz mais beneficios do que você imagina – com a devida proteção, claro. Confira:

* Pele: Além de um tom bronzeado e da aparência mais saudavel, banhos de sol proporcionam melhora do processo inflamatorio de algumas doenças (como psoriase e dermatite).

* Ossos: A exposição ao sol estimula no organismo a produção de vitamina D, que facilita a absorção de cálcio e é essencial para a formação e manutenção dos ossos.

* Disposição: Os raios ultravioleta reduzem o nível de melatonina, o hormônio do sono. Assim, as pessoas ficam mais dispostas durante o dia.

* Bom-humor: Para combater a depressão, sinta o sol. Cientificamente é comprovado que os raios solares estimulam a liberação de serotonina, que traz sensação de bem-estar e ajuda a manter o bom-humor. Países com poucas horas de luz natural, onde o inverno é mais rigoroso, apresentam maiores índices de suicídio.

* Imunidade: A circulação sanguínea é ativada com os raios solares, o que facilita a eliminação de toxinas. O sol também estimula a produção de glóbulos brancos, fortalecendo o sistema imunológico e a defesa do organismo.

Agora que você sabe o que o sol pode fazer por você, passe mais tempo ao ar livre, aproveitando o horario de Verão. Mas lembre-se: evite a radiação entre 10h e 16h e use protetor solar, mesmo quando nublado.


Nota: Vale a pena ouvir o que diz Ellen White sobre o sol.

"Exercício, e farto, abundante uso do ar livre e da luz solar - bênçãos por Deus a todos outorgadas - dariam em muitos casos vida e vigor aos esqueléticos inválidos." Conselhos sobre Regime Alimentar, 302.

"Se quereis que vossas casas sejam agradáveis e convidativas, tornai-as resplendentes com ar e luz solar. Removei vossas espessas cortinas, abri as janelas, suspendei as persianas e fruí a rica luz do Sol, ainda que seja à custa das cores de vossos tapetes. A preciosa luz solar poderá fazer descorar os vossos tapetes; ela, porém, dará uma cor saudável às faces de vossas crianças. Se tiverdes a presença de Deus e possuirdes coração cheio de zelo e amor, uma casa humilde, na qual haja ar e brilhe a luz do Sol, e animada por altruísta hospitalidade, será para vossa família e para o cansado viajante um céu na Terra." Conselhos sobre Saúde, 196

"Às crianças deve-se permitir correr e brincar fora de casa, desfrutando o ar fresco e puro, e a vivificante luz solar." Fundamentos da Educação Cristã, 60.

 

 

Sorvete de carne de cavalo

No Japão os fazedores de sorvete estão criando sabores totalmente inaceitaveis para nos brasileiros, mesmo para aqueles que não são vegetarianos.

A ultima novidade no mercado de sorvete japones inclui sabores de moreia, camarão, caranguejo, lingua de boi, polvo e calamar. Mas a grande novidade é o sorvete de carne de cavalo. Este tem sabor de baunilha mas contem pedacos de carne de cavalo no sorvete. Penso que estes sabores nao teriam muito sucesso no Brasil. Mesmo alguns japoneses duvidam muito que o sabor salgado irá substituir o doce do sorvete.

Por outro lado o sorvete ou aquilo que nos conhecemos normalmente como sorvete tem sido acusado de muitos males. No Brasil se fala que o sorvete causa dor de garganta, amigdalite e resfriado. Nos Estados Unidos eles usam o sorvete para aqueles que tem dor de garganta e amigdalite. Dizem que o sorvete diminui a ação das celulas do sistema imunitário da mucosa da boca e garganta, mas não há nenhum estudo sério para comprovar o fato.

Tambem existe o fato de que o sorvete, quando tomado junto ou apos uma refeição causa uma contração dos vasos sanguineos do aparelho disgestivo afetando e prolongando a digestão dos alimentos. Sendo assim tanto água gelada quanto sorvete nao são aconselhados junto com as refeições, principalmente para aqueles que tem uma digestão lenta ou tem outras dificuldades digestivas.

"Sorvete pode ser usado, mas somente uma vez por ano", segundo um amigo naturalista. Talvez o maior problema do sorvete é devido as calorias, tanto por causa do excesso de açúcar como de gordura. Sendo assim para dar um crédito aos ‘sorvetólicos’ existe a possibilidade de desenvolver substitutos que sejam mais nutritivos e menos calóricos. E não estou falando dos alimentos de baixa caloria (low-fat) ou baixa gordura. Estou falando de opções naturais como o sorvete feito de frutas naturais sem ter gordura ou açúcar adicionados.

O sorvete de frutas nada mais é do que a fruta congelada e depois triturada ou batida em um liquidificador ou processador de alimentos. Na minha experiência tenho usado a banana como base do sorvete natural. Pode se colocar no congelador a banana com casca, mas esta deve estar bem madura.

Outra opção é descascar a banana, envolvê-la em folhas de papel alumínio e colocá-la no congelador por algumas horas até congelar. Depois e só bater e ter um delicioso sorvete de banana. Outras frutas podem ser preparadas da mesma maneira. Minha esposa sempre tem pedaços de manga, mamão e melancia no congelador. Assim quando queremos refrescar com um delicioso e saudável sorvete é só bater as mesmas e servir na hora. Outros sabores podem ser adicionados como leite de soja, nozes, granola, limão, etc. O número de variações pode ser infinito.

Da proxima vez que seu filho ou sua filha pedir sorvete, experimente este método. Tenho certeza de que eles vão gostar, principalmente se voce pedir que eles o ajudem no prepare do mesmo. E…. tenha uma boa sorvetada!

 

 

Doze conselhos para ter um infarto feliz

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens. Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos. Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. NÃO SE DEITE !

 

 

10 hábitos que envelhecem você

1. Fumar - Apenas um cigarro diminui a oxigenação da pele durante uma hora e meia, tornando-a opaca, grossa e amarelada. A nicotina também causa perda de colágeno, aumentando a flacidez.

2. Estressar-se - A ansiedade e angústia alteram nossos hormônios, liberando corticoide endógeno e adrenalina. O resultado é uma pele mais oleosa e acneica, predisposta a alergias e herpes.

3. Ignorar a poluição - As toxinas aumentam a formação de radicais livres, envelhecendo as células. Para prevenir, a pele deve ser protegida com aplicação de protetor solar, hidratante e uma higiene correta à noite para eliminar impurezas.

4. Beber pouca água – A falta de hidratação deixa a pele flácida e sem viço. O recomendado é consumir pelo menos 2 litros de água por dia, hábito que também ajuda a eliminar toxinas.

5. Não usar protetor solar no dia a dia - É a principal causa do envelhecimento e do câncer de pele. A radiação solar, por si só, é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta. Aparecem manchas, sardas, flacidez, aumento das rugas e, até mesmo, o câncer. Para o dia a dia, o FPS nunca deve ser menor do que 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos (partes expostas) e 15 para o restante do corpo.

6. Consumir açúcar e gordura – O açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular: glicação. Ao reagir com o colágeno, desabilita a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. A gordura, por outro lado, acumula-se de forma irregular, provocando celulite.

7. Alimentação pobre em frutas, hortaliças e cereais - Uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, é a melhor proteção contra os radicais livres, agentes do envelhecimento. Priorize os que contém: vitamina C (laranja, lima, limão, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis e tomate); vitamina E (amêndoas, nozes, castanha-do-Pará, vegetais folhosos, gema de ovo); vitamina A (cenoura, abóbora, damasco seco, brócolis, melão, batata doce); bioflavonoides (frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas), entre outros alimentos frescos.

8. Dormir pouco - Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como melatonina e hormônio do crescimento, principalmente no sono das 22h às 2h. Essas substâncias atuam também como calmantes e reparadores. Sem sono adequado não há reparo: a pele fica sem viço, com olheiras e a pessoa torna-se propensa ao estresse. Procure dormir em torno de oito horas por noite.

9. Sedentarismo - A prática de exercícios físicos combate a flacidez, celulite e gordura localizada. Além disso, melhora a circulação sanguínea, o metabolismo, a qualidade do sono e combate o estresse.

10. Dispensar hidratante - Um rosto bem hidratado apresenta boa elasticidade, enquanto uma pele desidratada apresenta mais flacidez e rugas. É importante ter cuidados para proteger a pele de agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. 

 

 

Dieta rica em vegetais diminui risco de fratura óssea

Segundo uma nova pesquisa, as mulheres idosas que comem muitas frutas, legumes e grãos integrais têm uma menor probabilidade de sofrer uma fraturas ósseas do que as que não comem. As descobertas não provam que os alimentos em si diminuem diretamente o risco de fratura, mas destacam outra razão potencial para as pessoas terem uma alimentação mais saudável.

No estudo, os pesquisadores observaram a relação entre a “densidade de nutrientes” na dieta e o risco de fratura óssea em 3.539 mulheres pós-menopáusicas e 1.649 homens com 50 anos ou mais.

Estudos anteriores já haviam descoberto que pessoas com maior consumo de nutrientes específicos, como cálcio e vitamina D, podiam manter uma maior massa óssea e tinham um risco diminuído de fraturas mais tarde na vida. Porém, as pessoas consomem alimentos, não nutrientes isolados, e pouco se sabia sobre como os padrões de dieta em geral estavam relacionados com o risco de fratura.

Na nova pesquisa, os participantes responderam a questionários detalhados sobre suas dietas. Os pesquisadores usaram as respostas para calcular a densidade de nutrientes, que se referem à concentração de vitaminas, minerais e outros nutrientes de um alimento – caloria por caloria. Uma dieta rica em densidade de nutrientes inclui muitas frutas, legumes, fibras, cereais integrais, feijão e peixes.

Durante os próximos sete anos, 70 homens e 372 mulheres do estudo sofreram fraturas não relacionadas a acidentes graves que seriam susceptíveis de causar uma fratura, independentemente da saúde óssea.

Em geral, os pesquisadores descobriram que para cada aumento de 40% em calorias provenientes de frutas, verduras e outros alimentos ricos em nutrientes, as chances de sofrer uma fratura em um período de 10 anos caiu 14% entre as mulheres, mesmo levando em conta outros fatores, como peso, densidade óssea, tabagismo e ingestão de cálcio e vitamina D.

Houve uma tendência similar entre os homens, embora pudesse ser devida ao acaso. Não houve relação, porém, entre o risco de fraturas e as dietas ricas em alimentos altamente calóricos, incluindo sobremesas, batatas fritas e carnes processadas.

Segundo os pesquisadores, os resultados apóiam os potenciais benefícios de uma dieta rica em alimentos de origem vegetal. Especialmente para a saúde óssea, pode ser particularmente importante impulsionar o consumo de proteínas vegetais, a partir de grãos, sementes e verduras, sem comer muita proteína de origem animal.

Isso porque alguns estudos têm associado dietas com alta proporção de proteína animal a maior perda óssea ao longo do tempo. Uma teoria é que as dietas ricas em proteína animal criam uma “carga ácida” maior que pode levar o corpo a excretar mais cálcio. No entanto, a teoria não está confirmada.

Os resultados atuais não comprovam que uma dieta rica em nutrientes previne fraturas. Pessoas com tais hábitos alimentares também tendem a ser mais preocupados com a saúde e terem um comportamento mais consciente. Também não está claro exatamente quanta diferença pode fazer as mudanças na dieta no risco de qualquer pessoa sofrer uma fratura na vida adulta.

A conclusão dos pesquisadores é que sempre bom que uma pesquisa demonstre que, através de escolhas alimentares mais cuidadosas, as pessoas podem ter um controle significativo sobre o destino de sua saúde. Mesmo que a ligação entre saúde óssea e menor risco de fratura não for direta, uma dieta ligada aos benefícios de saúde, incluindo menores riscos de doenças cardíacas e diabetes, também pode ser boa para a saúde óssea.

Nota: Vale lembrar que quando Daniel e seus amigos foram levados para o cativeiro babilônico eles recusaram comer a alimentação do Rei e fizeram uma proposta: "Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber." Daniel 1:12.

Como resultado desta experiência a Bíblia afirma que "em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino." Daniel 1:20

Quando criou o ser humano Deus deixou um cardápio ideal para todos. "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Genesis 1:29

"Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante." Cicência do Bom Viver, 296.

 

 

Remédios contra insônia e ansiedade aumentam risco de morte, diz estudo

Pessoas que tomam remédios para dormir e reduzir a ansiedade parecem ter maior risco de morrer precocemente, segundo recente estudo da Universidade de Laval, no Canadá. Avaliando dados de um acompanhamento de 12 anos a mais de 14 mil adultos canadenses, os especialistas descobriram que aqueles que usavam esse tipo de medicamento tinham mortalidade 36% maior do que os participantes que não tomavam remédios para tratar insônia e ansiedade.

Publicados na última edição do Canadian Journal of Psychiatry, os resultados indicaram que aqueles que relataram o uso desse tipo de medicação pelo menos uma vez por mês tinham uma taxa de mortalidade de 15,7%, enquanto os participantes que não tomavam esses remédios apresentaram uma taxa de mortalidade de 10,5%. Considerando fatores como consumo de álcool, tabagismo, níveis de atividades físicas e presença de depressão, os pesquisadores calcularam que aqueles que usam remédios para dormir ou antiansiolíticos teriam 36% maior risco de morrer.

Os resultados não indicam as razões dessa relação, mas os especialistas levantam diversas hipóteses para explicá-la. Uma delas seria o fato de esses medicamentos afetarem o tempo de reação, a coordenação motora e o estado de alerta, podendo aumentar as chances da ocorrência de acidentes. Eles também podem afetar o sistema respiratório - agravando problemas respiratórios durante o sono - e o sistema nervoso central, afetando a capacidade de julgamento - o que poderia aumentar os riscos de suicídio.

Nota: Deus deseja que seus filhos tenham saúde."Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." III João 2. Qual o melhor remédio para dormir? Confessar os problemas a Jesus (Mateus 11:28) e buscar dEle um sono tranquilo. "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?... Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:25,33.

 

 

Consumo de nozes e castanhas pode ajudar a reduzir o colesterol, diz estudo

Comer nozes e castanhas diariamente pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir os riscos de doença cardíaca coronariana, segundo estudo publicado nesta semana no periódico Archives of Internal Medicine.

Avaliando dados de 25 estudos sobre o consumo de castanhas e os níveis de colesterol em sete países, os pesquisadores da Universidade Loma Linda, nos EUA, descobriram que o consumo diário de cerca de 67 gramas de castanhas - incluindo amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e pistaches - resultava em uma redução média de 5,1% no colesterol total, de 7,4% no colesterol ruim (LDL) e de 8,3% na taxa de LDL em relação ao HDL. Além disso, essa prática foi associada a uma redução de 10% nos triglicérides de pessoas que, inicialmente, apresentavam altas taxas dessa “gordura” no sangue.

Segundo os autores, os diferentes tipos de castanha têm efeitos similares sobre o colesterol, mas esses efeitos seriam modificados dependendo dos níveis de LDL, índice de massa corporal e tipo de alimentação. Eles destacam, ainda, que os resultados apoiam a inclusão de castanhas em intervenções terapêuticas na dieta para melhorar os níveis de colesterol. “Aumentar o consumo de nozes como parte de uma dieta prudente pode ser esperado por afetar positivamente os níveis de lipídio no sangue (pelo menos em curto prazo), e tem o potencial de reduzir o risco de doença cardíaca coronariana”, explicaram os autores, acrescentando que a moderação é a chave.

Nota: Não é a toa que o regime dietético de Deus ao criar o ser humano foi o vegetariano (Gênesis 1:29). "Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante." Ciência do Bom Viver, 296

 

 

Pessoas de hábitos noturnos são mais propensas a fumar, diz estudo

Há mais fumantes entre as pessoas que têm hábitos noturnos do que entre aqueles que acordam cedo e não ficam até muito tarde acordados, segundo pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia. De acordo com um estudo que acompanhou, por 30 anos, mais de 23 mil pares de gêmeos, os “noturnos” - pessoas mais alertas no período da noite e sonolentos de manhã - têm três vezes mais chances de serem fumantes e são mais propensos a serem viciados em nicotina e a terem mais dificuldades em parar de fumar.

Embora não estejam claras as razões dessa relação, algumas pessoas especulam que isso possa ser explicado pela propriedade estimulante do cigarro, o que manteria os fumantes “acesos” até tarde da noite. Outra hipótese levantada é que os “noturnos” seriam mais propensos a se tornarem fumantes e a ter maiores dificuldades em parar de fumar por ficarem até mais tarde em ambientes como bares e restaurantes, onde o tabagismo seria mais comum (pelo menos no período em que o estudo foi realizado).

De acordo com os autores, há, ainda, a ideia de que essas pessoas seriam mais propensas a vícios e comportamentos de busca do prazer - aspectos associados a sistemas dopaminérgicos e opioides do cérebro, que estariam ligados tanto ao tabagismo quando à tendência a ficar acordado até tarde. Por isso, mais estudos são necessários para confirmação, para avaliar os mecanismos associados a essa relação e para determinar se mudanças nos hábitos de sono podem ajudar na tentativa de parar de fumar.

Nota: Tanto respirar bem como dormir cedo fazem bem para a saúde. "Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue. Isso comunica ao mesmo uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a

digestão, o que conduz a um sono profundo e restaurador" Ciência do Bom Viver, 272.